O Dubai recebeu 14,36 milhões de visitantes internacionais em 2022, um crescimento de 97% em relação aos 7,28 milhões de turistas registados em 2021, segundo os últimos dados publicados pelo Departamento de Economia e Turismo do Dubai (DET).
O emirado superou os barómetros de recuperação, tanto globais como regionais, ao alcançar 86% dos números de visitantes internacionais registados no período pré-pandémico, em 2019, quando o destino recebeu 16,73 milhões de visitantes internacionais. Recorde-se que os últimos dados da Organização Mundial do Turismo (OMT) mostram que as viagens turísticas globais em 2022 foram 37% inferiores às de 2019 e que o Médio Oriente é a região com o aumento relativo mais forte, com o número de chegadas a atingir 83% dos números pré-pandémicos.
O desempenho turístico do Dubai permite ao emirado contribuir para a Agenda Económica do Dubai D33 lançada por Sua Alteza Xeque Mohammed bin Rashid Al Maktoum, vice-presidente e primeiro-ministro dos Emirados Árabes Unidos e Governador do Dubai, em consolidar o Dubai como uma das três principais cidades do mundo para viagens e negócios.
“O crescimento excecional do fluxo de visitantes reflete o contínuo crescimento do Dubai como uma das cidades mais conectadas do mundo e a sua determinação em liderar o mundo em termos de infraestruturas de hospitalidade e níveis de serviço. Estou confiante de que o Dubai contribuirá ainda mais para o crescimento do turismo global e da conectividade das viagens nos próximos anos”, salienta o Xeque Hamdan bin Mohammed bin Rashid Al Maktoum, Príncipe Herdeiro do Dubai e Presidente do Conselho Executivo do Dubai.