Os benefícios e os inconvenientes da carne de porco têm sido amplamente debatidos ao longo dos séculos e são objeto de múltiplos mitos, que geram desinformação e confundem os consumidores, daí que esteja em curso a iniciativa de esclarecimento da opinião pública - “Let’s Talk About Pork From Europe” - que tem o propósito de desmistificar algumas das controvérsias mais frequentes, nomeadamente em matéria de benefícios nutricionais.
Benefícios Nutricionais
A carne de porco produzida na Europa é adequada a uma dieta saudável? Porquê? A resposta é sim, porque obedece às mais rigorosas condições higio-sanitárias do mundo e reúne um conjunto de nutrientes importantes, que contribuem para o equilíbrio do organismo humano:
Diversidade e Sabor
Mas os benefícios da carne de porco não se circunscrevem às suas qualidades nutritivas! A carne de porco é também uma das mais versáteis em termos de confeção, é saborosa e permite uma fácil digestão. Independentemente da forma como é cozinhada, mantém sempre intactas as suas características nutricionais, sendo habitualmente muito saborosa. A aposta da indústria na inovação tem permitido desenvolver derivados de carne, com conteúdos reduzidos ou modificados de nutrientes menos saudáveis, como o sal ou a gordura, o que também confere à carne de porco um estatuto de aliado fidedigno em dietas alimentares mais rigorosas.