Lisboa, 04 de Janeiro de 2023
“Amazing New Chapters” foi a assinatura que a Autoridade de Turismo da Tailândia escolheu para relançar o turismo no mercado internacional, na Era pós pandemia. Podia ser o tema de qualquer outra campanha turística ou empresarial que encare o futuro com otimismo, mas foi a Tailândia que, inspirada no seu famoso claim “Amazing Thailand”, avançou com esta ideia em primeira mão . Estes “Amazing New Chapters” Tailandeses apontam obviamente para um futuro sorridente e promissor, mas infelizmente o contexto económico internacional está longe de nos garantir esta prosperidade.
A Era pós Covid 19 tem sido marcada pela Guerra da Ucrânia, pelo aumento exponencial dos custos da energia e das taxas de juro, pelo crescimento galopante da Inflação e pelo ressurgimento desordenado de novos fluxos migratórios. A Guerra e a Economia ganharam um enorme protagonismo mediático em relação ao tema da saúde e o mundo enfrenta agora um contexto económico, político e social com novos desafios e “Amazing New Chapters” cujas consequenciais são ainda difíceis de prever.
Foi neste ambiente de incerteza, com pequenos períodos de alguma euforia económica, que desenvolvemos a nossa atividade em 2022. Apostámos sobretudo numa estratégia de crescimento conservadora, que não nos colocasse em maus lençóis se, de um momento para o outro, fossemos confrontados com novas adversidades. O boom turístico que se viveu a partir do abril ajudou-nos a alavancar os clientes de turismo e a reforçar o nosso posicionamento neste setor mas procurámos também diversificar a nossa carteira de clientes para outras áreas de atividade de forma a não colocarmos “todos os ovos no mesmo cesto”. O setor agroalimentar, o associativismo e a cultura foram apostas estratégicas que correram bem e conseguimos fechar 2022 com um crescimento de 17% face a 2021. Foi por isso um ano bom que nos deixa otimistas quanto aos “ Amazing New Chapters” de 2023. Mas ainda assim com um otimismo moderado….
Maria do Rosário Louro